segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Proposta do Blog/Grupo de Estudos

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Esse grupo de estudo visa discutir as possibilidades de uso do RPG enquanto método lúdico no ensino de História. A partir da leitura de pensadores clássicos com Walter Benjamin, Johan Huizinga, George Duby, Michel Mafessoli, Philippe Aríes pensaremos a importância das narrativa/contação de histórias/tradição oral, a importância da brincadeira e dos jogos e a importância das mentalidades e da micro-história como fundamentais para a construção de um bom conhecimento histórico na escola. A partir disso, faremos leituras mais específicas sobre metodologias e elaboração/ implementação de projetos nessa área; além de temas correlatos ao assunto desse grupo de estudos. Além disso, iremos desenvolver um sistema Genérico de RPG que fomente utilização dessa metodologia em sala de aula.

O SisNa é um sistema de regras genérico para RPG ou Narrativas Interativas ou ainda Jogos de Interpretação de Papéis. Esse sistema será criado tendo em vista a sua utilização em sala de aula como facilitador do ensino de alguma matéria qualquer. Esse sistema tem como ponto de partida as discussões sobre a narrativa e a arte de narrar uma história pensando em autores como Walter Benjamin, Michel Mafessoli, Philippe Aríes, Johan Huizinga e Georges Duby, mas estando intimamente ligado a metodologias lúdicas de ensino. Ou seja, uma narrativa que pode transformar ou pelo menos ensejar a mudança da realidade de nossos educando.

1 comentários:

Ivan le Terrible disse...

Aqui é o Henrique,
só testando...

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.